(… a aposta passou por melhor diagnosticar o contexto e responder organizacionalmente aos requisitos, sempre com o foco no cliente).
Acaba a ALBERCLÍNICA, PRESTAÇÃO DE SERVIÇOS DE ENFERMAGEM, LDA de ver o seu sistema de gestão da qualidade certificado pelas normas ISO 9001:2015, após o ciclo de auditorias pela entidade certificadora SGS.
Claro que as empresas são, hoje, não discriminadas positivamente pelo facto de implementarem um sistema de gestão da qualidade, mas, ao invés, são discriminadas negativamente se não o tiverem feito. Foi isso que sentiu – e assumiu – a Gerência da citada empresa (Enfermeiros Ricardo e Paula Barnabé), decidindo abraçar esse processo em julho de 2018.
Não se tratou de corrigir caminhos porque seriam mais ou menos evidentes desvios impactantes. Não! Bem pelo contrário: sentindo que o desenvolvimento sustentado da atividade assim o exigia, a aposta passou por melhor diagnosticar o contexto e responder organizacionalmente aos requisitos, sempre com o foco no cliente.
De facto, a ALBERCLÍNICA tem vindo a criar relevantes parcerias quer com Laboratórios, quer com Seguradoras e as exigências subjacentes a tal obriga(vam) também a que a linguagem entre parceiros fosse maximalmente standardizada. Mas a crescente especialização da Clínica, a que não é alheia a desejada eficácia de intervenção ao nível do tratamento de feridas crónicas, funcionou de impulso para o caminho da certificação, iniciado com formação dirigida para a “sensibilização à garantia e gestão da qualidade”, tendo como destinatários os recursos humanos da empresa.
De realçar que a ALBERCLÍNICA decidiu, desde logo, proceder à certificação dos processos inerentes ao desenvolvimento de todas as áreas da sua intervenção social, definindo como âmbito: prestação de serviços de enfermagem geral, pediátrica e de reabilitação in situ, ao domicílio e em contexto laboral, colheita de produtos biológicos, consultas de terapia, consultas médicas de especialidade e comercialização de ajudas técnicas.
Momento alto do processo de implementação do sistema de gestão da qualidade passou por uma análise abrangente conduzida debaixo do “pensamento crítico” da organização, desembocando na necessidade de identificar objetivos de gestão e da qualidade. As boas práticas já evidenciadas em situação pré-projeto, a assunção da sua melhoria (contínua), a interação com enfermeiros e médicos, o registo da marca ALBERCLÍNICA e, sobretudo, a calibração/aquisição de equipamento de monitorização da eficácia dos processos (bem raros na área da saúde), foram fundamentais para o desafio que a empresa a si colocou.
Torna-se, assim, esta Clínica privada uma das poucas certificadas a nível nacional … e nenhuma com âmbito tão abrangente, escolhendo a SGS como empresa certificadora pela sua notoriedade de certificação/acreditação na área da saúde. Como facilitador do processo de implementação do referencial normativo NP EN ISO 9001:2015, a Clínica recorreu a consultoria especializada.
ALBERCLÍNICA, PRESTAÇÃO DE SERVIÇOS DE ENFERMAGEM, LDA, recorde-se, é uma empresa de prestação de cuidados de saúde privados, sedeada em Albergaria-a-Velha, constituída em 22 de outubro de 1999, começando com serviços de enfermagem geral e recolha de produtos biológicos. O crescimento sustentado da empresa passou por um alargamento progressivo da sua intervenção que contou também, em devida altura, por uma remodelação integral dos espaços. Já em 2014 apostou fortemente no tratamento de feridas crónicas, para o que conta com espaços e equipamentos de topo e sempre com acompanhamento clínico. A parir de 2016 acontecem fortes parcerias com Seguradoras e com a Unilabs Company, o que, sabendo-se do permanente crescimento daquelas e deste grupo internacional, fácil é concluir que a ALBERCLÍNICA disso vai retirando os devidos proveitos … e o compromisso com a qualidade (agora certificada) alavancará o bom porvir da empresa.
Albergaria-a-Velha, 22 de janeiro de 2020